DER assina primeira desapropriação para a duplicação da Rodovia Euclides da Cunha

25/05/2011

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) concluiu ontem (24) o primeiro processo de desapropriação de área para as obras de duplicação da Rodovia Euclides da Cunha (SP 320). O terreno localizado às margens da rodovia no Distrito de Roseira, próximo a Cosmorama, tem 5.700 m² e dará lugar a uma das rotatórias previstas no projeto.

O proprietário da área recebeu R$ 161,5 mil, que corresponde ao valor de mercado dos terrenos da região. De acordo com o procurador do DER, Adirson Siqueira Galves, todas as desapropriações para as obras na rodovia serão realizadas com base no preço de mercado. Estão sendo investidos R$ 26,7 milhões na desapropriação de 551 propriedades da região que totalizam 3,32 milhões de m². Todo o processo está sendo acompanhado pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Em 11 de março de 2011 foi emitido Decreto de Utilidade Pública que torna todas as áreas necessárias para a duplicação passíveis de desapropriação. O DER está em contato com todos os proprietários e já possui 30 autorizações para uso dos terrenos. O departamento está dando prioridade aos locais com domicílios familiares.

Obras na Euclides da Cunha

As intervenções na SP 320 tiveram início no dia 26 de março e a conclusão da duplicação está prevista para novembro de 2012. A obra foi licitada em 11 de maio de 2010 e está dividida em oito lotes. As empreiteiras contratadas já iniciaram os trabalhos em trechos específicos da rodovia com conservação, pavimentação de acostamentos, instalação de canteiro de obras, terraplanagem e fundação para obras de arte.

O investimento na duplicação da SP 320 é de cerca de R$ 775 milhões. Serão duplicados 164,77 km dos 186 km de extensão da Rodovia Euclides da Cunha. Com isso, toda a rodovia terá pistas duplas, pois o serviço já foi realizado em 21,23 km que também passarão por obras de recuperação. Em complementação, também serão duplicados 3,6 km da Rodovia Pericles Bellini (SP 461) e 1,8 km da Perci Waldir Seneguimi (SP 543), que fazem entroncamento com a SP 320.

Fonte: www.transportes.sp.gov.br

Dia do Caminhoneiro