História do Sindicam-SP

Entidade civil sem fins lucrativos, o Sindicato dos Transportadores Rodoviários Autônomos de Bens do Estado de São Paulo (Sindicam-SP), é o órgão máximo de representação dos Caminhoneiros no estado. Oficialmente fundada em 1987, a entidade tem por objetivos a defesa dos direitos da categoria e a luta por melhores condições de vida, trabalho e remuneração para seus integrantes.

O Sindicam-SP é membro permanente de vários grupos de trabalho e estudos que tratam do transporte rodoviário de cargas. É autor do projeto Estacionamentos - que prevê área de descanso para caminhoneiros nas principais rodovias paulistas (projeto aprovado e alvo de termo de compromisso com o Governo do Estado).

Foi um dos principais atores de conquistas como o destaque do valor do frete do conhecimento; da introdução do Vale Pedágio (Lei 10.209/01); reajuste de frete para os transportadores que operam no seguimento de eletro-eletrônicos; pela implantação da pauta mínima de fretes para os setores petroquímico e corrosivos; e pela implantação do frete fixo e variável praticado na região metropolitana em empresas como a Companhia Shell.

Atuou ainda, firmemente, junto ao Governo Federal, na defesa do DIA 16 de Setembro, como o Dia Nacional do Caminhoneiro. Projeto que foi instituído no dia 20 de abril de 2009, pelo então Presidente em exercício, José Alencar.

O Sindicam-SP representa aproximadamente 260 mil caminhoneiros, mantém em seus cadastros mais de 20 mil profissionais. Atende a aproximadamente 350 caminhoneiros/mês, encaminhando-os para os mais variados serviços. O Sindicam-SP vive exclusivamente da contribuição dos sócios e de verbas obtidas junto a parceiros comerciais, em seus vários projetos.